terça-feira, 26 de outubro de 2010

De olho na alimentação dos pequenos!

Para que os adultos de amanhã possam desfrutar de uma vida saudável, é necessário manter uma alimentação equilibrada desde sua infância. A correria do dia a dia às vezes pode atrapalhar um pouco, mas não é bom descuidar. Sempre que possível, é necessário avaliar o tipo de alimentação que as crianças têm.

O lanche ideal
Servindo como um complemento das principais refeições, os lanches contribuem com a energia e com os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento e o crescimento das crianças. E é neste momento que é preciso uma atenção especial dos pais e educadores no valor nutricional dos alimentos que as crianças costumam consumir.
A própria cultura de uma região e a vinculação na mídia de produtos pouco nutritivos e altamente calóricos (frituras e produtos por demais açucarados, por exemplo) podem acabar por influenciar o tipo de alimentação das crianças. Além de retardar o apetite para a próxima refeição, podem contribuir para o desenvolvimento de doenças como a obesidade e as cardiopatias.
O mais sugerido como a opção mais saudável e de menor custo é o lanhe preparado em casa. Um lanche nutritivo deve ser composto por uma fonte de carboidrato (pão, biscoito ou barra de cereais), uma fonte de cálcio e proteína (queijos, achocolatados, requeijões ou iogurtes) e uma fruta ou suco de frutas (que fornecem fibras, vitaminas e minerais).

O cuidado com a alimentação deve ser levado em conta sempre, independentemente da idade. A seguir, algumas dicas para tornar o lanche do seu filho mais saudável:
- Entre os pães, prefira o integral (francês ou de forma) ou o sírio e recheie-o com queijo branco, embutidos de aves ou geleias de frutas.
- Em vez de colocar na lancheira bolachas e bolos feitos à base de farinha refinada, prefira os integrais. Se tiver dotes culinários, prepare bolos caseiros com frutas, como maçã, banana, damasco ou, ainda, castanhas e nozes, pois são bem nutritivos.
- Água de coco, bebidas à base de soja, como o Supra Soy, leites e iogurtes são ótimas opções, especialmente se você não tem tempo de preparar uma bebida natural da fruta.
- Coloque sempre frutas na lancheira, mesmo que seu filho não coma. Como as crianças são influenciáveis, se o coleguinha comer, aumenta as chances de que seu pequeno faça o mesmo. Há alternativas, como as frutas desidratadas. Algumas vêm em saquinhos, como se fossem pacotes de salgadinhos, o que atrai os olhos das crianças.
- Não se prenda somente aos pedidos do seu filho. Busque o que vai contribuir para sua saúde, crescimento e desenvolvimento. Mas você pode estabelecer um dia da semana em que as guloseimas são liberadas.
- Evite frituras em geral, salgadinhos em pacote, doces, balas, chicletes e refrigerantes. Se não tiver opção, procure os salgados assados.
- Não se esqueça de que, para a criança, o visual é muito importante. Por isso, use a criatividade: compre formas de bichinhos ou estrelas e molde o sanduíche; busque alimentos coloridos. Pelo mesmo motivo, não deixe que o pãozinho amasse.
- Confira o rótulo dos alimentos. Lá, você encontra a quantidade de calorias, de sódio e verifica se eles têm ou não gordura trans.
Já demos a dica, agora procure ficar de olho em tudo que seu filho consome! Tendo uma boa base alimentar em casa, já é um bom caminho.
Por Miguel Martins



Nenhum comentário:

Postar um comentário