quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Doulas

Você já ouviu falar nelas? Essa é uma palavra grega que significa “aquela que serve”.
As doulas são mulheres que se dispõem a servir outras mulheres, seja na preparação para o parto, no acompanhamento do parto e/ou nos cuidados do pós-parto.
Elas não substituem nenhum outro profissional na sala de parto: nem o médico-obstetra, nem o pediatra, nem a enfermeira. Seu trabalho é com a mulher e para a mulher, para oferecer a ela apoio e conforto físico e emocional.
Ela também não substitui o pai no momento do parto. Na verdade, ela inclusive trabalha para conectar os dois nesse momento tão delicado. Muitas vezes o pai do bebê pode se sentir perdido ou deslocado nessa hora, e é a doula quem vai auxiliá-lo a reencontrar uma posição de conforto e que dê suporte a sua mulher.
Em Pelotas, agora no mês de julho, mais de vinte doulas foram capacitadas por um curso da ANDO (Associação Nacional de Doulas) em parceria com a Iniciativa Amadrecer e o Hospital Universitário São Francisco de Paula.
Como é o trabalho da doula? Como contatá-la?
Uma vez que você conheça uma doula (por anúncio ou indicação de amigos), você pode ligar ou escrever para ela e agendar uma visita. Neste encontro ela poderá se apresentar e você irá conhecer mais sobre seu trabalho. Você também falará do que espera para o parto e o que deseja do trabalho dela. Se optarem por fechar um contrato, vocês começarão a trabalhar dentro do oferecido por ela: uns dois encontros na gestação, que podem ser utilizados para conversar sobre o parto, elaborar o plano de parto e tirar dúvidas que venham a surgir. Quando você entrar em trabalho de parto, a doula pode ser chamada, e ela começará a prover cuidados de conforto (como massagens de alívio, sugerindo posições, auxiliando no uso da bola de parto). Acompanha todo o período expulsivo com apoio físico e encorajando a mulher, reafirmando continuamente as suas escolhas para que não perca de vista seus objetivos. Após o nascimento, pode prestar auxílio com algumas visitas em casa.
Algumas doulas podem oferecer outros serviços além do pacote acima descrito, e isso dependerá da formação de cada uma: por exemplo, uma doula-educadora física pode trabalhar com exercícios físicos de preparação para o parto, mas para ser doula não é necessária formação acadêmica. Basta o desejo de ajudar outra mulher a enfrentar esse momento de transformação.
Os benefícios associados ao acompanhamento de uma doula são: menor necessidade de cesariana, menos pedidos de analgesia, maior satisfação com o parto, entre outros.
Você gostaria de conhecer algumas das doulas daqui de Pelotas? Acesse o site WWW.blogdagestante.zip.net/doulas e descubra quem são.

Por Isane D’ávila
Psicóloga e responsável pelo Blog da Gestante

Nenhum comentário:

Postar um comentário