segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Dicas de beleza e banho

Por Luciano Marques *
Bons hábitos de higiene pessoal nos fazem ficar mais felizes e saudáveis. Isso também vale para o cão: pelo bem cuidado, unhas cortadas, olhos e dentes limpos vão mantê-lo mais confortável e com a aparência mais bonita. Para manter seu pet da melhor maneira, você precisa saber algumas dicas de beleza sem prejudicar a saúde, bem como quando é a hora de procurar um profissional.
Devido a termos tanto o que falar, vamos dividir essas dicas em duas edições. Nesta, que será a parte I, falaremos sobre cuidados com a pelagem e unhas, na seguinte, falaremos sobre cuidados de higiene e beleza nos dentes e ouvidos.

Cuidados com a pelagem
Sem o escovar ou o pentear regulares, o pelo de seu cão pode formar nós. Eles podem puxar e causar inflamações à pele sensível, além de serem doloridos para remover. Mesmo os cães de pelagem curta e baixa precisam de escovação regular, para distribuir o óleo da pele e remover pelos mortos. Com isso em mente, todos os donos de cães devem ter alguns acessórios à mão.
Um pente de pulgas com dentes finos dura para o resto da vida de seu cão. Também use esse pente para remover pelos mortos e soltos. Se a pelagem de seu cão está muito embaraçada, não use um pente, pois você acabará machucando-o.
A escovação regular mantém a pele saudável. Se seu cão tem pelagem curta, uma escovação semanal dá conta do recado. Entretanto, uma raça de pelagem grossa, longa ou desgrenhada, como um old english sheepdog, um shih-tzu ou um yorkshire, pode exigir cuidados diários. Uma escova de cerdas de borracha pode prevenir a formação de nós, e uma escova de couro curtido ou luvas de borracha podem remover os pelos soltos rápida e facilmente.
Para remover nós, coloque um pouco de líquido desembaraçante em cada um. Após alguns minutos, tente desprender e separar os fios, usando os dedos ou o dente final de um pente. Escove cuidadosamente cada uma das partes desprendidas, indo devagar para não machucar seu cão. Em casos mais sérios, a pelagem inteira terá que ser cortada antes do banho, pois a umidade, juntamente ao calor do corpo, cria um ambiente perfeito para proliferação de fungos.
Lembre-se sempre de que, por melhor que sejam os profissionais de banho e tosa e adestradores, quem está verdadeiramente capacitado a lhe dar orientação sobre a saúde do seu pet é o seu médico veterinário.

Corte de unhas
Cortar as unhas de um cão exige prática e perseverança. Manter as unhas de seu cãozinho propriamente cortadas significa menos estragos no seu carpete e pisos, além de uma menor chance de dor por causa de unhas agarradas, quebradas ou encravadas. Quanto mais cedo você começar a acostumar seu cão a ter as unhas cortadas, mais fácil será ao longo da vida, especialmente se seu cão ainda é um filhote. Use cortadores de unha especialmente feitos para cães. Para melhores resultados, espere que ele esteja relaxado ou adormecido. Corte onde as unhas curvam, do outro lado da área irrigada e rosada próxima à pele. É fácil evitar esse lugar se as unhas de seu cão são claras, mas unhas escuras necessitam de mais precisão para evitar o sangramento.
Se houver insegurança para realizar o corte, procure orientação profissional, já que estancar esse sangramento é um pouco difícil e pode impressionar quem não está acostumado.
* Luciano Marques é veterinário, proprietário da loja Mirim Pet Chic e nosso colaborador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário