sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Quiropraxia, saúde e bem-estar

A Quiropraxia é uma profissão na área de saúde que se dedica a corrigir, tratar e previnir os problemas do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, ao tratamento de problemas das articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas, bem como os efeitos dessas alterações sobre a saúde em geral.
É uma profissão reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e uma das profissões da saúde mais procuradas e que mais cresce no mundo. Nos Estados Unidos, existem mais de 50 mil quiropraxistas, e estima-se que 27 milhões de americanos sejam pacientes de Quiropraxia anualmente. Nos países onde a quiropraxia é regulamentada, como Estados Unidos, Canadá e vários países da Comunidade Europeia e da Ásia ela é integrada aos sistemas nacionais de saúde.
A Federação Mundial de Quiropraxia (World Federation of Chiropractic - WFC), reconhecida e filiada à Organização Mundial de Saúde (OMS), é a organização que representa a Quiropraxia internacionalmente. Há cerca de 90000 quiropraxistas em todo o mundo, dos quais cerca de 55000 encontram-se nos Estados Unidos. As faculdades de Quiropraxia estão localizadas, principalmente, nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Dinamarca, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, México, entre outros.
No Brasil, existem duas universidades que oferecem o curso de graduação em Quiropraxia (com reconhecimento do Ministério da Educação), o Centro Universitário Feevale, em Novo Hamburgo, e a Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. O tempo mínimo para formação é de cinco anos.
O tratamento visa a corrigir e previnir problemas articulares. O diagnóstico específico é feito após uma entrevista e exame clínico minucioso, que inclui análise postural, a realização de teste ortopédicos, neurológicos e palpação das articulações, músculos e outras estruturas afetadas. Após a avaliação, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor, consiste em rápidos e precisos movimentos feitos pelas mãos do terapeuta que visam ao alinhamento de toda a coluna e articulações. Caso sejam necessários exames complementares como Raio-X, Tomografia e Ressonância Magnética, poderão ser solicitados após avaliação quiroprática.
O tempo de recuperação depende de vários fatores, como idade, estilo de vida e estágio do problema. Outros fatores como tipo de trabalho, dieta, atitude e cooperação também são importantes. O início do tratamento requer visitas mais frequentes que variam de uma a três vezes por semana, nas primeiras semanas, e esta frequência vai se reduzindo à medida que há melhora do quadro clínico. É comum os tratamentos durarem entre um a três meses. O objetivo é que a recuperação ocorra no menor tempo possível.
Como todo método terapêutico, os tratamentos realizados pelos quiropraxistas têm indicações e contra-indicações precisas. Quando realizados por profissionais qualificados, os riscos são extremamente reduzidos.
Ao procurar um quiropraxista certifique-se que ele possua uma formação compatível com os padrões preconizados internacionalmente. Sugere-se o site da ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia) para se certificar da veracidade profissional dos quiropraxistas atuantes.
Para ser um quiropraxista, com a responsabilidade de diagnosticar e realizar tratamentos, é necessário submeter-se a uma rigorosa formação de nível superior. A Quiropraxia é, portanto, um curso de nível universitário com duração entre cinco a seis anos (5000 horas).

Bruno Diaz Pinto é Bacharel em Quiropraxia pela FEEVALE/PALMER COLLEGE OF CHIROPRACTIC – 2006
Registro da ABQ N°0139
Pós-Graduado pela FEEVALE em Saúde do Trabalhador - 2008
Atualmente atende em consultório próprio na cidade de Pelotas no endereço: Antônio dos Anjos 705/ Lj 02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário