sábado, 16 de outubro de 2010

Halitose

Halitose, ou mau hálito, é o resultado da produção de gases com odor desagradável proveniente da cavidade bucal. Pode ser de origem patológica ou fisiológica, como o diabetes ou o mau hálito matinal característico, por exemplo. A maioria das causas, quase que 90%, são de origem local, relacionadas à saúde bucal, sendo, por isso, tratadas por um Cirurgião-Dentista. Tais causas incluem próteses mal adaptadas e com muito tempo ininterrupto de uso, e, principalmente, higiene deficiente que pode acarretar não só o acúmulo de placa bacteriana, alterações gengivais e periodontais e a doença cárie dentária, como, também, a formação da saburra lingual, que é aquela camada branca que se forma sobre a língua pelo acúmulo de restos alimentares juntamente com células descamadas. Outras causas, menos comuns, podem ser de origem digestiva (tumores, úlceras duodenais), respiratória (sinusite e amigdalite), emocional (estresse) e metabólica (diabetes e alterações hormonais).
A halitose, em geral, é um problema de saúde com consequências sociais e econômicas, morais e psicoafetivas tão sérias que aflige, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população mundial.

Como posso saber se tenho mau hálito?
O mau hálito é difícil de ser “diagnosticado” pelo próprio portador, porque nosso olfato é passível de adaptação, ou seja, nos acostumamos com certos odores que convivemos diariamente. Sendo assim, para podermos saber se o temos ou não, a melhor maneira é perguntando para familiares ou para pessoas próximas. Além disso, para quem, ainda assim, duvida ou quer uma comprovação menos subjetiva, existem aparelhos específicos que medem a concentração dos gases derivados do enxofre - principais responsáveis pela halitose.

Como prevenir?
Higiene bucal é a forma mais efetiva de prevenir a halitose. Ela deve ser realizada diariamente, sempre após as refeições, incluindo a utilização do fio dental, no mínimo uma vez ao dia. Atualmente também contamos com o recurso dos limpadores linguais, que auxiliam na remoção da saburra lingual.
Para portadores de próteses fixas ou aparelhos ortodônticos, podem ser utilizadas escovas unitufo como coadjuvantes da limpeza. Já para quem utiliza próteses removíveis, recomendamos sua higienização fora do ambiente bucal, diariamente e após as refeições.

Como tratar?
O tratamento da halitose deve ser direcionado à eliminação da causa. Como em grande parte dos casos a halitose se origina de desordens bucais, o tratamento deve ser realizado pelo seu dentista em conjunto com a motivação pessoal para que a saúde bucal seja restabelecida. Contudo, se mesmo mantendo hábitos de higiene bucal adequados, o mau hálito persistir, é necessário investigar causas de origem sistêmica.
Considerando que o mau hálito pode ser responsável por restringir o convívio social, acarretando problemas psicológicos, é importante que você cuide de sua saúde bucal e procure visitar seu dentista regularmente.

Fontes: BVS (Bibblioteca Virtual em Saúde)- dez 2007;
Cortelli et al., 2008;
Armstrong et al., 2010.
Por: Guilherme Antonello
Cirurgião-Dentista graduado na Faculdade de Odontologia - UFPel
CRO 19334
Vitale Odontologia: Av. Dom Joaquim, 1044. Pelotas/RS
Fone: (53) 3025-5686 e celular: (53) 8116-0555









Nenhum comentário:

Postar um comentário