terça-feira, 23 de novembro de 2010

Colchão de molas é melhor que o de espuma?

* Por Marcelo Hax 
Esta pergunta é frequentemente feita pelo consumidor, mas não existe verdade absoluta, pois cada pessoa se adapta a um tipo de colchão. O colchão de mola tem, como principal vantagem, o fato de se adequar a qualquer biótipo, enquanto o colchão de espuma tem uma tabela de adequação. O consumidor, junto com o consultor de vendas, deve procurar o colchão ideal para si. Por exemplo, se a pessoa tem 1,75 metros de altura e 82 kg, o colchão ideal seria um D33, mas se a pessoa tiver os mesmos 82 kg e 1,84 metros de altura, o ideal é um colchão D28.
Já no caso do colchão de molas, a sua adequação pode ser até entre 20kg a 150 kg, fato este que o torna ideal para casais com grande diferença de peso.

Qual a melhor mola pocket ou bonnel?
O que primeiro devemos entender é que as duas molas são de ótima qualidade e têm a mesma durabilidade, mas a concentração de molas na área total do colchão e a densidade da espuma que reveste o molejo são fundamentais para a qualidade do sono. Vale, também, salientar que o colchão de molas ideal deve ter molas em toda a área, pois os colchões com borda de espuma tendem a fazer com que o casal role para o meio da cama.

Como faço para identificar se o colchão é todo de molas ou misto?
É muito fácil , basta tocar na borda perimetral do colchão e notar se ele tem marco em aço, isso prova que você está comprando um colchão de molas, não um colchão misto.
* Marcelo Hax é proprietário das lojas VivaBem Colchões em Pelotas e nosso colaborador.  

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Dicas de beleza e banho

Por Luciano Marques *
Bons hábitos de higiene pessoal nos fazem ficar mais felizes e saudáveis. Isso também vale para o cão: pelo bem cuidado, unhas cortadas, olhos e dentes limpos vão mantê-lo mais confortável e com a aparência mais bonita. Para manter seu pet da melhor maneira, você precisa saber algumas dicas de beleza sem prejudicar a saúde, bem como quando é a hora de procurar um profissional.
Devido a termos tanto o que falar, vamos dividir essas dicas em duas edições. Nesta, que será a parte I, falaremos sobre cuidados com a pelagem e unhas, na seguinte, falaremos sobre cuidados de higiene e beleza nos dentes e ouvidos.

Cuidados com a pelagem
Sem o escovar ou o pentear regulares, o pelo de seu cão pode formar nós. Eles podem puxar e causar inflamações à pele sensível, além de serem doloridos para remover. Mesmo os cães de pelagem curta e baixa precisam de escovação regular, para distribuir o óleo da pele e remover pelos mortos. Com isso em mente, todos os donos de cães devem ter alguns acessórios à mão.
Um pente de pulgas com dentes finos dura para o resto da vida de seu cão. Também use esse pente para remover pelos mortos e soltos. Se a pelagem de seu cão está muito embaraçada, não use um pente, pois você acabará machucando-o.
A escovação regular mantém a pele saudável. Se seu cão tem pelagem curta, uma escovação semanal dá conta do recado. Entretanto, uma raça de pelagem grossa, longa ou desgrenhada, como um old english sheepdog, um shih-tzu ou um yorkshire, pode exigir cuidados diários. Uma escova de cerdas de borracha pode prevenir a formação de nós, e uma escova de couro curtido ou luvas de borracha podem remover os pelos soltos rápida e facilmente.
Para remover nós, coloque um pouco de líquido desembaraçante em cada um. Após alguns minutos, tente desprender e separar os fios, usando os dedos ou o dente final de um pente. Escove cuidadosamente cada uma das partes desprendidas, indo devagar para não machucar seu cão. Em casos mais sérios, a pelagem inteira terá que ser cortada antes do banho, pois a umidade, juntamente ao calor do corpo, cria um ambiente perfeito para proliferação de fungos.
Lembre-se sempre de que, por melhor que sejam os profissionais de banho e tosa e adestradores, quem está verdadeiramente capacitado a lhe dar orientação sobre a saúde do seu pet é o seu médico veterinário.

Corte de unhas
Cortar as unhas de um cão exige prática e perseverança. Manter as unhas de seu cãozinho propriamente cortadas significa menos estragos no seu carpete e pisos, além de uma menor chance de dor por causa de unhas agarradas, quebradas ou encravadas. Quanto mais cedo você começar a acostumar seu cão a ter as unhas cortadas, mais fácil será ao longo da vida, especialmente se seu cão ainda é um filhote. Use cortadores de unha especialmente feitos para cães. Para melhores resultados, espere que ele esteja relaxado ou adormecido. Corte onde as unhas curvam, do outro lado da área irrigada e rosada próxima à pele. É fácil evitar esse lugar se as unhas de seu cão são claras, mas unhas escuras necessitam de mais precisão para evitar o sangramento.
Se houver insegurança para realizar o corte, procure orientação profissional, já que estancar esse sangramento é um pouco difícil e pode impressionar quem não está acostumado.
* Luciano Marques é veterinário, proprietário da loja Mirim Pet Chic e nosso colaborador.